quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nosso momento

Filha,

Ontem cheguei em casa muito tarde por conta do trabalho, e você ainda estava acordada me esperando. Papai disse que você resistiu firmemente aos olhinhos que tentavam se fechar só para me ver.

Assim que cheguei, você me chamou para irmos ao seu quarto brincar. Lá ficamos uns 10 minutinhos e já percebi que o sono estava te dominando. Fizemos todo o ritual pré-soninho e nos deitamos na minha cama, juntinhas.

Primeiro, você quis contar a história, bem assim: "Era uma vez, o picnic. O picnic e a Aninha. E a lua foi lá no céu com Jesus".

Depois foi minha vez, quando percebi que você quase não prestava mais atenção em mim. Então parei a história e fechei meus olhos, como um incentivo a você fazer o mesmo. E com eles um pouco entreabertos, te vi olhando para mim, bem de pertinho. Você passava sua mãozinha com a maior suavidade no meu rosto, para não me acordar. Parecia querer registrar os detalhes. Aquele momento para mim, filha, foi precioso.

Em dias de tanta correria, de tantos problemas, de tantas agonias... Você me fez lembrar que os detalhes precisam ser apreciados com suavidade.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Inovações tecnológicas

Em dezembro de 2010 passamos alguns dias com a Tia Carla, Tio Naldo e família em Floripa. Dias deliciosos, diga-se de passagem, que já foram citados aqui.

Mas vasculhando os meus arquivos, achei esse vídeo seu, feito lá. Você se assustando com a lixeira eletrônica. Coisa mais linda da mamãe!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Primeiros resultados da escola

Filha,

Papai acaba de me telefonar avisando que participou da reunião individual com a Professora Vivi, já que a mamãe não pôde ir por conta do trabalho. E, resumindo, sua avaliação é muito positiva.

Você reconhece formas, cores e diferencia os números das letras. Fala seu nome completo, reconhece as partes do corpo. Ama desenhar, pintar, cantar e dançar. Ama livros. Só elogios quanto a sua conduta e ao seu aprendizado.

Mas um detalhe sobressaltou a todos os comentários. A Vivi disse que você tem ajudado muito sua amiga Mariana. Ela, que é muito querida e especial, tem se desenvolvido bastante e a professora atribuiu parte desse desenvolvimento aos cuidados que você destina a ela todos os dias. Quando a turma inteira bate palmas, você está com ela para ajudá-la e vive avisando às professoras quando o nariz dela está escorrendo.

Para mim, filha, essa sua participação ativa na vida da Mariana é o maior e melhor retorno que poderíamos ter de seus primeiros meses na escola. Quando o papai me contou isso, me segurei para não desabar aqui no trabalho. É emocionante te ver crescer aprendendo o que é comum a todos, mas valorizando o que a maioria deixa de lado.